domingo, 15 de julho de 2012

O aprendizado nunca acaba

Tantas coisas aprendi de vocês, homens....
Aprendi que o mundo todo quer viver no alto da montanha,
sem saber que a verdadeira felicidade está
na forma de subir a escarpa.
Aprendi que quando um recém-nascido
aperta com seu pequeno polegar pela primeira
vez o dedo de seu pai,
o tem amarrado para sempre.
Aprendi que um homem unicamente tem direito de olhar
outro hombre de cima para baixo,
quando o tiver ajudado a se levantar.
São tantas coisas as que pude aprender de vocês,
mas finalmente de muito não haverão de servir
porque quando me guardem dentro desta maleta,
infelizmente estaria morrendo....
(Trecho de poema de autor anônimo - Atribuído erroneamente a García Márquez)
Todo mundo sabe o quanto evito usar palavras alheias para expressar  os meus pensamentos e anseios em geral. Mas o texto acima resume tão perfeitamente o que penso e sinto agora, que seria orgulho demais não empregá-las aqui.
Tenho ido a saraus, conversado com outros escritores e refletido sobre esse momento da cena artística/intelectual do país. Gosto de pensar que estamos vivendo uma ocasião especial, dias que serão recordados com saudosismo e alegria.
Foi com essa certeza no meu coração que na última sexta-feira (13/07) tive a honra de lançar o Tratado no Sarau LiteraRua. Foi muito intenso comungar a palavra ao lado de pessoas tão valorosas como Binho (Sarau do Binho), Grafite, Lu'z Ribeiro, Fuzzil, os camaradas do grupo Pensamento Negro, Batikis (Rapper De Alma), FabianoPujol (Suspeito-PR) e tantos outros "manos pontas de lança" presentes.
O aprendizado nunca acaba. Tudo que tenho visto e vivido nos últimos anos só me mostra que a cena é nossa, irremediavelmente. E o nosso tempo é agora.
Confira abaixo o video gravado na abertura do sarau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário