um cheiro
para quem nunca mandou lembranças
a
d
e
u
s
aí
percebe que está gostando de verdade
deixando
se.
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
domingo, 25 de janeiro de 2015
Acordes para lala
sábado, 24 de janeiro de 2015
Domingo na praça
Amanhã estarei no Praçarau tocando poesia, falando sobre livros, corações dilacerados, saraus, inspirações, piriguismo, sorvetes e outras questões de primeira importância. O rolê começa às 18h e é completamente gratuito.
Vamos juntos!
Endereço: Rua Domingos Peixoto da Silva, 245, Bairro Capão Redondo
Mais informações clique aqui
Vamos juntos!
Endereço: Rua Domingos Peixoto da Silva, 245, Bairro Capão Redondo
Mais informações clique aqui
(Alessa Melo) |
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
Quem achou algo?
"Não sei se vocês sabem (mas devem desconfiar) que eu gosto, e muito de poesia. Gosto de gente que escreve como se estivesse desesperado ou transando. Gosto de todo o lirismo, de todo o mistério e de todo o subjetivismo da escrita poética que sempre me apaixona. Sou desses que pega um versinho e encaixa no dia a dia, nas próprias experiências. E foi por isso que, mesmo antes de gostar já estava gostado da poesia de Ni Brisant. E quando ele mandou um livrinho pra mim quase enfartei, ups, exagero,mas fiquei eufórico. O cara é muito bom. E bom que eu falo é ser foda mesmo! Principalmente nesses tempos em que muitos que nem escrevem receitas de bolo acham que podem escrever poesias. 'Para Brisa' é um compilado de poemas soltos e de ilustrações feitas pelo próprio autor, como uma radiografia do íntimo e da linha de vida do poeta.
No poema 'Para viagem', ele intima: '...tente a sorte/desobedeça/venha de shorts e camiseta', e é lindo ver a evolução e o desenvolvimento do autor em sua poesia de escrita fácil e informal, de aliterações e ressonâncias. 'Sua paixão no pôster só perde pro pirão no prato', por isso, desde já, peço perdão se minhas palavras forem poucas para expressar a minha admiração por esse rapaz. Seus poemas são, em sua grande maioria, curtos e breves, com poucas palavras, misturando culturas, palavras, trocadilhos - e cheios de tristeza, mas uma tristeza necessária . Alguns, como 'Cruzes vazias' ('Encontro animais a caminho da cama já sem sonhos antes do sono..."), parecem desabafos e parecem que foram escritos em técnicas do Haicai, uma técnica japonesa em que os poemas só possuem três versos.
Brisant parece um modernismo tardio embutido de provincianismo, um parnasiano chic cheio de Nordeste com formas concretistas, como no poema 'Parabéns' ('Sexo é passagem (ida e volta) para o prazer'), onde o seu ser não pode ser relacionado somente ao sentir, fazendo om que muitos dos poemas toquem de verdade no nosso íntimo. Parei por diversas vezes minha leitura porque precisava recitar os poemas para meus amigos, para ver se eles sentiam o que eu estava sentindo.
É difícil tentar traduzir sentimentos que a poesia consegue nos passar em uma resenha, pura e simplesmente. A ideia de reunir esses poemas não poderia ser melhor. Para aqueles que já conhecem o trabalho desse nordestino cheio de indignações e cheiros, é muito bom poder ter uma obra que colete pensamentos que eu também comungo. Para aqueles recém chegados às suas palavras, é uma obra prima. Ter acesso à toda sua obra, temporalizada e com os bônus no apêndice, como a nota de Willian Delarte, percorrer sua linha do tempo, suas nuances de contextos é incrível. Um belo livro para vocês sentirem um gosto de tudo que é mais incrível nesse livro muito lindo."
- Texto do escritor Elenilson Nascimento publicado no Skoob
No poema 'Para viagem', ele intima: '...tente a sorte/desobedeça/venha de shorts e camiseta', e é lindo ver a evolução e o desenvolvimento do autor em sua poesia de escrita fácil e informal, de aliterações e ressonâncias. 'Sua paixão no pôster só perde pro pirão no prato', por isso, desde já, peço perdão se minhas palavras forem poucas para expressar a minha admiração por esse rapaz. Seus poemas são, em sua grande maioria, curtos e breves, com poucas palavras, misturando culturas, palavras, trocadilhos - e cheios de tristeza, mas uma tristeza necessária . Alguns, como 'Cruzes vazias' ('Encontro animais a caminho da cama já sem sonhos antes do sono..."), parecem desabafos e parecem que foram escritos em técnicas do Haicai, uma técnica japonesa em que os poemas só possuem três versos.
Brisant parece um modernismo tardio embutido de provincianismo, um parnasiano chic cheio de Nordeste com formas concretistas, como no poema 'Parabéns' ('Sexo é passagem (ida e volta) para o prazer'), onde o seu ser não pode ser relacionado somente ao sentir, fazendo om que muitos dos poemas toquem de verdade no nosso íntimo. Parei por diversas vezes minha leitura porque precisava recitar os poemas para meus amigos, para ver se eles sentiam o que eu estava sentindo.
É difícil tentar traduzir sentimentos que a poesia consegue nos passar em uma resenha, pura e simplesmente. A ideia de reunir esses poemas não poderia ser melhor. Para aqueles que já conhecem o trabalho desse nordestino cheio de indignações e cheiros, é muito bom poder ter uma obra que colete pensamentos que eu também comungo. Para aqueles recém chegados às suas palavras, é uma obra prima. Ter acesso à toda sua obra, temporalizada e com os bônus no apêndice, como a nota de Willian Delarte, percorrer sua linha do tempo, suas nuances de contextos é incrível. Um belo livro para vocês sentirem um gosto de tudo que é mais incrível nesse livro muito lindo."
- Texto do escritor Elenilson Nascimento publicado no Skoob
(Thiago Peixoto) |
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
Homenino
não acredito na palavra
de quem nunca diz palavrão.mas
só peço bênção a quem ri.
não acredito em um deus
só.
não confio em instituições
que não atendem pelo nome de gente.
não creio no coração de alguém
que se diz mais resiliente que minha mãe
ou superior aos meus filhos.
não há nobreza em quem usa seu sobrenome
[constantemente]
como arma.
boto fé no que faz
não no que fala.
ah
não acredito em acasos
mas há casos.
não é minha culpa não ser
quem você quer que eu seja.
por favor, não me perdoe.
domingo, 18 de janeiro de 2015
pregos no asfalto GG
quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
de aniversário
tivesse meu próprio dicionário, hoje, ele seria um vestido de noiva com barba postiça de lã ao invés de grinalda. uma carta de suicídio arrependido, uma desistência, ou bilhete de formatura escondido e editado na memória, 18• edição, revista e ampliada. tivesse meu próprio dicionário seria uma maratona de marcha atlética de costas, um pouso dum pássaro num convite pra despedida de solteiro. seria uma bandeira de guerra, um novo tratado de tordesilhas, a tal reforma agrária. que começa pela reforma ortográfica. que começa nas ruas. e vira hino de revolução. tivesse meu próprio dicionário e hoje ele seria peito aberto, declaração universal de direito à liberdade humana. seria aquela canção do itamar com o jards ainda escondida. seria pedra pingente. seria descompostura. capacete de astronauta. tivesse meu próprio dicionário ele seria coragem, romário e seu emprego novo, seria todas as cartas sementes plantadas na flora brasileira, seria montanha, jardim. seria reticências, pra modo de nunca acabar.
em homenagem ao amigo Nivaldo Brito Dos Santos, o ni brisant.
tivesse meu próprio dicionário, plágio sincero seria homenagem, declaração de amor.
- por Daniel Minchoni
terça-feira, 13 de janeiro de 2015
segunda-feira, 12 de janeiro de 2015
Entrevista - Cabine Cultural
Foi publicada hoje a entrevista que cedi ao colunista da Cabine Cultural, Elenilson Nascimento. Bem legal. O cara investigou minha caminhada e chegou com perguntas pertinentes; daí pude falar um pouco sobre minha escrita, desafetos, amor e outras lanças. É cada vez mais raro ter a oportunidade de falar sobre ações culturais independentes em periódicos/mídias na espontaneidade, sem cobrança de jabá. E como eu me recuso a pagar (aliás, falta grana mesmo), o espaço é pouco. Entendo que meu caminho é outro. Sem neura.
Agradecido pelo respeito e seriedade com que tratou meu trabalho e pessoa, Elenilson. Aqui o linq para leitura na íntegra: Entrevista Ni Brisant
sexta-feira, 9 de janeiro de 2015
segunda-feira, 5 de janeiro de 2015
Razão
escrevo para viver o dia
em que terá menos gente
em que terá menos gente
na depressão do shopping center
que na aventura de uma livraria.
na luta
respeito a importância
dos ossos, dentes, sangue e suor.
mas ei
não seria luta se não houvessem sonhos.
eu não escrevo para dar voz aos oprimidos.
eu sou um deles; e estou aqui.
minha gente nunca calou-se.
meu povo só nunca foi ouvido.
Não é a guerra que me faz lutar
compreenda
só defendo o que me faz melhor
meu sonho não é um status, um lugar
minha palavra ainda procura seu papel
que na aventura de uma livraria.
na luta
respeito a importância
dos ossos, dentes, sangue e suor.
mas ei
não seria luta se não houvessem sonhos.
eu não escrevo para dar voz aos oprimidos.
eu sou um deles; e estou aqui.
minha gente nunca calou-se.
meu povo só nunca foi ouvido.
Não é a guerra que me faz lutar
compreenda
só defendo o que me faz melhor
meu sonho não é um status, um lugar
minha palavra ainda procura seu papel
Pregos no asfalto
a gente só volta quando desfaz
a mala
e as saudades.
*
amou
nos tempos do fora.
*
amou a
primeira vista.
*
trago comigo apenas
o que é capaz
de me elevar
de me elevar
*
quanto mais eu erro
mais solução me aparece.
*
quanto mais eu erro
mais solução me aparece.
*
Quem acha algo?
Seu texto não é triste nem alegre, às vezes até meio melancólico, mas sempre vivo e com a fluência que só um grande escritor sabe ter. Não economiza palavras nas suas narrativas, mas também sabe ter bastante parcimônia quando convém.
À luz do dia expressa sentimentos e angústias sem pudor, como se isso fosse permitido e não tivesse nenhuma consequência para aqueles o lêem. Talvez essa seja a sua maior transgressão, ultrapassar fronteiras que não ousamos fazer, mesmo na escuridão da noite, só nós e o travesseiro. E o faz sem remorso algum e ainda diz: não é poesia se as palavras não nos tiram do lugar. E não pensem que ao nos tirar do lugar ele oferece outro. Não! Vai te deixar mesmo ao léu, engrossando a sua lista de transgressão. Mas, ao mesmo tempo, nos impulsiona à ação por meio seu mantra coragem, coragem, coragem...
Seu mantra não é somente um recurso retórico. Não mesmo! Ni Brisant mostra sua coragem expondo suas feridas e seus sentimentos despudoradamente, em busca do sentido de sua vida. E por meio de sua narrativa nos captura à reflexão e, muitas vezes, não entendemos o porquê, mas fica ressonando até que percebemos um pedaço de nós mesmos naquele anúncio. Só que a partir do seu discurso, aquele sentimento escondido, que não ousamos encará-lo, não quer mais ficar camuflado e recusa a recolher-se ao lugar de onde saiu, mesmo timidamente impõe sua existência. Brisa trouxe ar puro aquilo que mantínhamos guardado no íntimo de nossas almas sem coragem de tocar.
Para conseguir se expressar com tanta precisão, criou seu próprio dicionário e consegue fazer sínteses que não fazem desvios, vão direto ao coração. CIÚMES: filme de ficção, com pelo menos 1 ator fantasma.
Por tudo isso, Ni Brisant não cabe em definições apressadas, podemos ir tateando a fim de tentar contorná-lo, mas ele vai sempre escapar!
- Texto da leitora Maristela Barbara
À luz do dia expressa sentimentos e angústias sem pudor, como se isso fosse permitido e não tivesse nenhuma consequência para aqueles o lêem. Talvez essa seja a sua maior transgressão, ultrapassar fronteiras que não ousamos fazer, mesmo na escuridão da noite, só nós e o travesseiro. E o faz sem remorso algum e ainda diz: não é poesia se as palavras não nos tiram do lugar. E não pensem que ao nos tirar do lugar ele oferece outro. Não! Vai te deixar mesmo ao léu, engrossando a sua lista de transgressão. Mas, ao mesmo tempo, nos impulsiona à ação por meio seu mantra coragem, coragem, coragem...
Seu mantra não é somente um recurso retórico. Não mesmo! Ni Brisant mostra sua coragem expondo suas feridas e seus sentimentos despudoradamente, em busca do sentido de sua vida. E por meio de sua narrativa nos captura à reflexão e, muitas vezes, não entendemos o porquê, mas fica ressonando até que percebemos um pedaço de nós mesmos naquele anúncio. Só que a partir do seu discurso, aquele sentimento escondido, que não ousamos encará-lo, não quer mais ficar camuflado e recusa a recolher-se ao lugar de onde saiu, mesmo timidamente impõe sua existência. Brisa trouxe ar puro aquilo que mantínhamos guardado no íntimo de nossas almas sem coragem de tocar.
Para conseguir se expressar com tanta precisão, criou seu próprio dicionário e consegue fazer sínteses que não fazem desvios, vão direto ao coração. CIÚMES: filme de ficção, com pelo menos 1 ator fantasma.
Por tudo isso, Ni Brisant não cabe em definições apressadas, podemos ir tateando a fim de tentar contorná-lo, mas ele vai sempre escapar!
- Texto da leitora Maristela Barbara
Arte: Célio Luigi - Texto: Ni Brisant |
domingo, 4 de janeiro de 2015
11cm de imersão
fim de semana renova cansaços
camadas de histórias intercalam fotografias
pausas sem voltas
leio camisetas e só encontro marcas
pela derradeira vez caminho nº 0
não há trocadilho que nos salve, minha ramone.
nosso carinho é uma obsessão.
choques térmicos
e terapias
não aliviarão
te espero no sono
a noite já vem tarde
todo mundo sonha
alguns vivem
a gente não é eu e você.
abraço é mais íntimo que beijo
olhos fechados ou não
a visão é igual
quando penso em você
voo
camadas de histórias intercalam fotografias
pausas sem voltas
leio camisetas e só encontro marcas
pela derradeira vez caminho nº 0
não há trocadilho que nos salve, minha ramone.
nosso carinho é uma obsessão.
choques térmicos
e terapias
não aliviarão
te espero no sono
a noite já vem tarde
todo mundo sonha
alguns vivem
a gente não é eu e você.
abraço é mais íntimo que beijo
olhos fechados ou não
a visão é igual
quando penso em você
voo
(Foto: Alessa Melo) |
sexta-feira, 2 de janeiro de 2015
Livramos
4 livros por 65 dinheiros (com frete já incluso)
Os livros Tratado sobre o coração das coisas ditas, Para Brisa, Sobrenome Liberdade e Se eu tivesse meu próprio dicionário a preço de coisa pouca. A dedicatória e o frete ficam por minha conta. Aproveite!
Complete a coleção, dê de presente, livre... Se quiser, basta enviar e-mail para nibrisant@bol.com.br com o título: Livros
Os livros Tratado sobre o coração das coisas ditas, Para Brisa, Sobrenome Liberdade e Se eu tivesse meu próprio dicionário a preço de coisa pouca. A dedicatória e o frete ficam por minha conta. Aproveite!
Complete a coleção, dê de presente, livre... Se quiser, basta enviar e-mail para nibrisant@bol.com.br com o título: Livros
quinta-feira, 1 de janeiro de 2015
autopoema
mais vale alguém perdido
e em busca de si
do que uma multidão
que se acha
artistas de plástico
constroem consolos sob encomenda
para carrapatos crocodilos cavalos do cão
vírus
que rimam, mas não vivem, a estética da miséria
se usam a arte como alavanca
eu gangorra
eles: lança-chamas
eu: livros
eles: best-sellers
eu: besta fera
eles passarão
eu: caminho
era uma vez um homem
e seu tempo
era uma vez
e em busca de si
do que uma multidão
que se acha
artistas de plástico
constroem consolos sob encomenda
para carrapatos crocodilos cavalos do cão
vírus
que rimam, mas não vivem, a estética da miséria
se usam a arte como alavanca
eu gangorra
eles: lança-chamas
eu: livros
eles: best-sellers
eu: besta fera
eles passarão
eu: caminho
era uma vez um homem
e seu tempo
era uma vez
(do livro Para Brisa) |
Princípios
museus são varais
de retrógrados quadrados
cujos fundos detêm assinaturas
gaiolas de sonhos sem futuro
se
couber
tô
caçando meu papel no mundo
encontro a palavra que me veste
nas figuras das nuvens
na queda dos muros
lar onde tocam os peitos
aí
mar é meu parque
chão é o berço
das asas
e ao invés do que podem dizer,
o silêncio não é o oposto da música.
silêncio é o aeroporto
de onde decolam a dança, os riscos, a rebeldia, as histórias
e
cujos fundos detêm assinaturas
gaiolas de sonhos sem futuro
se
couber
tô
caçando meu papel no mundo
encontro a palavra que me veste
nas figuras das nuvens
na queda dos muros
lar onde tocam os peitos
aí
mar é meu parque
chão é o berço
das asas
e ao invés do que podem dizer,
o silêncio não é o oposto da música.
silêncio é o aeroporto
de onde decolam a dança, os riscos, a rebeldia, as histórias
e
(do livro Para Brisa) |
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