segunda-feira, 11 de março de 2013

Eu, Campeinho

Que tristes são as coisas, consideradas sem ênfase.
Drummond

Depois de ter participado de algumas edições, conquistei no último sábado o Menor Slam do Mundo. Aos desavisados, explico que o Menor Slam é uma competição de poesias curtas, de até 10 segundos, realizada uma vez por mês na Casa das Rosas.
Além do título de "Poetinha da noite", ganhei o desafio da nanopoesia: poesia de 1 segundo. Estou feliz pra caramba! Mas por si só, essas conquistas não dizem muito. Embora tenha vencido, penso que a qualidade de uma poesia não pode ser medida assim, como quem julga um desfile carnavalesco ou Miss Sergipe... Aliás, nem sei se tem medida certa pra poesia. Mas não é essa a questão. O próprio Daniel Minchoni, idealizador do evento, sempre diz que ganhar ou perder não faz de alguém maior ou menor poeta, e que o objetivo do Menor Slam é, com diversão, transformar a poesia em esporte nacional.
Venho disputando o Menor Slam assiduamente há alguns meses e é notável o quanto essa experiência tem influenciado minha escrita e postura na hora de declamar. Inclusive, o resultado dessa busca pela síntese e concisão já poderá ser conferido em alguns poemas de Para Brisa. Quem ler, verá.
Dito isso, borandar.
Essa conquista chegou na véspera do aniversário de dois anos de Flora, minha filha, que nascera no Hospital Santa Catarina - em frente à Casa das Rosas. Não vou tentar explicar o que essa 'coincidência' significou; basta sentir que hoje a alegria não é passageira. 
Após o Slam, minha amiga Mariane Staphanato diagnosticou que o título havia chegado na hora exata, quanto tinha que ser. Pois bem, que venham os próximos dias.

Seguem poemas com os quais ganhei a noite e umas risadas extras:

NANO POEMA:
Maria, a vi no ar!

POESIAS DE 10 SEGUNDOS:

Tanto faz
na cama ou em série americana;
no cio,
quem não saCia,
sai.

Criou sua própria religião: umbigo.
Pôs um piercing de altar
e fez versos:
frente e versos.

Era véspera de sua morte,
mas ela estava viva;
e botou pra lá!
Sabia que uma vez perdida
toda força seria encontrada.

Abraço e até breve menos.

Um comentário: