sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Prefácio: Aprender Menino

O astronauta e seu porão
Depois de muito tempo fora, Victor Rodrigues ultrapassa suas próprias barreiras e volta pra casa. Sua bagagem é pouca. Mas o que ele traz consigo não cabe em um peito. Acima das cicatrizes, perdas e ganhos, o que ficou foi Aprender menino, essa caixa de nuvens.
O mundo acabou sem fim. E enquanto a maioria procura razão para viver, o Praga de poeta experimenta uma bebida de suas raízes mais profundas. Sabe que apenas provando-se será capaz de fazer mover essa multidão de um homem só — onde habita. Tudo faz sentir.
Assuntos da rua, política e aquela desesperança, que dominavam os livros anteriores, dão lugar a canções etílicas, algumas alegrias baratas (raramente gratuitas), amores clandestinos e seus desvios de conduta. Sua poesia nunca esteve só no papel.
Aprender menino poderia ser o livro de cabeceira de toda pessoa de 30 ou mais, porém tamanha maturidade requer alguma infância no coração. Tomara que você não esteja velho demais para essa viagem.
Se escrever é, antes de tudo, um duelo com o impossível, Victor está mais bem armado do que nunca. Cada um de seus poemas é um bilhete e uma estrada — jamais um mapa. Aqui não há abrigo, só lar. Boa lida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário